Ambulatório especializado em cuidados paliativos: compondo a vida dos alunos da Universidade Católica de Pelotas.
PEREIRA, Luiza Watthier1; LEIVAS, Victoria Retamar1; FRANÇOES, Aryela Adiers1; FARIAS, Marina Barcelos de1; CARDOSO, Eduarda Mendes1; REZENDE, Túlio Victor de1.
INTRODUÇÃO: Melhora da qualidade de vida do paciente e seus familiares. Equipe multidisciplinar. Alívio do sofrimento físico, social, psicológico e espiritual. Essas definições fazem parte do conjunto dos cuidados paliativos. A partir disso, entende-se a importância dessa área na vivência médica. Portanto, a UCPel oferece cenários simulados, aulas teóricas e ambulatórios como parte do currículo do curso de Medicina, visando qualificar os futuros médicos para abordagem das situações clínicas e humanas que o paciente paliativo e seus familiares possam apresentar e, assim, melhorar a resolubilidade da rede de saúde. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência acadêmica vivida por alunos da UCPEL nos ambulatórios, casos simulados e aulas teóricas de cuidados paliativos durante o ano de 2024. RELATO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi realizada no Campus da Saúde da UCPel, com o intuito de preparar e fornecer qualidade de vida aos pacientes paliativos. No cenário das aulas teóricas, casos clínicos fictícios foram distribuídos aos grupos multidisciplinares de alunos visando dar resolubilidade ao caso do paciente e entender o papel de cada área, posteriormente, foi discutido com o docente para revisão do diagnóstico e da terapêutica. Esta prática impacta positivamente nos atendimentos no ambulatório paliativo, fornecendo segurança ao lidar com os pacientes, e sabedoria para oportunizar a atenção das áreas da saúde. RESULTADOS: Expõe-se que o conjunto de atividades paliativas vivenciadas pelos estudantes de Medicina da UCPel tem como resultado o aprendizado, tanto clínico quanto humanitário, a fim de contribuir para uma geração médica cada vez mais capacitada em saúde paliativa. CONCLUSÃO: A vivência teórico-prática em paliativismo é essencial na construção de competências sobre o tema. Ademais, é perceptível a carência de discussões sobre esses cuidados quando se avaliam o conhecimento dos atuais profissionais e a sobrecarga ao sistema público de saúde. Conclui-se, que há necessidade de inclusão de atividades voltadas aos cuidados paliativos durante a formação acadêmica, objetivando um cuidado mais qualificado, digno e humano.
Comissão Organizadora
Simone da Fonseca Sanghi
Renata Cunha da Silva
JULIETA CARRICONDE FRIPP
Comissão Científica