Ambulatório especializado em cuidados paliativos: compondo a vida dos alunos da Universidade Católica de Pelotas.

  • Autor
  • Luiza Watthier Pereira
  • Co-autores
  • Victoria Retamar Leivas , Aryela Adiers Françoes , Marina Barcellos de Farias , Eduarda Mendes Cardoso , Túlio Victor de Rezende
  • Resumo
  • Ambulatório especializado em cuidados paliativos: compondo a vida dos alunos da Universidade Católica de Pelotas.

     

    PEREIRA, Luiza Watthier1; LEIVAS, Victoria Retamar1; FRANÇOES, Aryela Adiers1; FARIAS, Marina Barcelos de1; CARDOSO, Eduarda Mendes1; REZENDE, Túlio Victor de1.

     

    1. Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

     

    INTRODUÇÃO: Melhora da qualidade de vida do paciente e seus familiares. Equipe multidisciplinar. Alívio do sofrimento físico, social, psicológico e espiritual. Essas definições fazem parte do conjunto dos cuidados paliativos. A partir disso, entende-se a importância dessa área na vivência médica. Portanto, a UCPel oferece cenários simulados, aulas teóricas e ambulatórios como parte do currículo do curso de Medicina, visando qualificar os futuros médicos para abordagem das situações clínicas e humanas que o paciente paliativo e seus familiares possam apresentar e, assim, melhorar a resolubilidade da rede de saúde. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência acadêmica vivida por alunos da UCPEL nos ambulatórios, casos simulados e aulas teóricas de cuidados paliativos durante o ano de 2024. RELATO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi realizada no Campus da Saúde da UCPel, com o intuito de preparar e fornecer qualidade de vida aos pacientes paliativos. No cenário das aulas teóricas, casos clínicos fictícios foram distribuídos aos grupos multidisciplinares de alunos visando dar resolubilidade ao caso do paciente e entender o papel de cada área, posteriormente, foi discutido com o docente para revisão do diagnóstico e da terapêutica. Esta prática impacta positivamente nos atendimentos no ambulatório paliativo, fornecendo segurança ao lidar com os pacientes, e sabedoria para oportunizar a atenção das áreas da saúde. RESULTADOS: Expõe-se que o conjunto de atividades paliativas vivenciadas pelos estudantes de Medicina da UCPel tem como resultado o aprendizado, tanto clínico quanto humanitário, a fim de contribuir para uma geração médica cada vez mais capacitada em saúde paliativa. CONCLUSÃO: A vivência teórico-prática em paliativismo é essencial na construção de competências sobre o tema. Ademais, é perceptível a carência de discussões sobre esses cuidados quando se avaliam o conhecimento dos atuais profissionais e a sobrecarga ao sistema público de saúde. Conclui-se, que há necessidade de inclusão de atividades voltadas aos cuidados paliativos durante a formação acadêmica, objetivando um cuidado mais qualificado, digno e humano.

  • Palavras-chave
  • Cuidados Paliativos, Equipe Multidisciplinar, Atendimento Humanizado, Simulação Realística
  • Área Temática
  • Cuidados Paliativos e Educação
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  • Gestão e Organização de Serviços de Cuidados Paliativos
  • Políticas Públicas em Cuidados Paliativos
  • Cuidados Paliativos nos Diferentes Cenários de Atenção Atenção
  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
  • Alívio da Dor Total, do sofrimento e Controle de Sintomas em Cuidados Paliativos
  • Reabilitação Física em Pacientes Oncológicos e Não Oncológicos
  • Dignidade na Finitude e na Morte
  • Comunidades Cuidativas e Compassivas
  • Redes de Cuidados Paliativos
  • Comunicação e Notícias Difíceis
  • Cuidados Paliativos à família e aos Cuidadores
  • Espiritualidade em Cuidados Paliativos
  • Cuidados Paliativos e Luto
  • Bioética e Cuidados Paliativos
  • Cuidados Paliativos e Educação

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